Loading Events
All Events // O papel Regenerativo das Comunidades locais para um futuro Sustentável
  • This event has passed.
CfF Portugal Online

O papel Regenerativo das Comunidades locais para um futuro Sustentável

28 September @ 18:30 - 20:00 UTC+0

A pandemia Covid-19 demonstrou a importância do papel que as comunidades as iniciativas cidadãs, e a sociedade civil tiveram na busca de soluções face ás adversidades do presente; mas também, como rapidamente estas comunidades puderam mobilizar-se a si próprias e partilhar responsabilidades a nível local.

Esta é a primeira evidência que as soluções e abordagens bottom-up, nascidas da iniciativa cidadã, são essenciais e complementares ás abordagens e soluções top-down. No entanto esta pandemia tem também exposto e demostrado as diversas barreiras que podemos encontrar no caminho, o que também nos ensinou o precisamos ainda aprender. Este evento será desenvolvido, em sintonia com o lançamento, pela rede Europeia “community-led initiatives on climate change and sustainability – ECOLISE” (Iniciativas lideradas pelas comunidades sobre alterações climáticas e sustentabilidade), de um novo programa integrado para toda a Europa – Communities for Future CfF (Comunidades para o Futuro).

A nível local, este programa (CfF), contará para o seu lançamento com múltiplas iniciativas locais em toda a Europa, sendo que em Portugal, esta mesa redonda – para a qual endereçamos este convite, e que esperamos poder contar com a sua presença entre um dos nossos oradores. Esperamos assim poder enriquecer o debate e a reflexão com o seu contributo, na sua área de especialidade sobre esta temática. Num formato algo informal, este evento decorre na plataforma online Zoom, por via das restrições mais recentes nomeadamente do novo plano de contingência a nível nacional. Este evento conta com o apoio da Impact HUB Lisbon, uma rede mundial apoia o desenvolvimento e incubação de projectos de impacto social e ambiental, que trabalha com os ODS, e quem tem sido um parceiro incondicional em projectos de impacto social noutras ocasiões.

Esta Mesa redonda online será moderada por Ana Margarida Esteves, investigadora e docente no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, jovem de 44 anos, leitora e viajante incansável, que tem dedicado os últimos 16 anos da sua vida a questões de justiça social, inclusão e participação democrática em iniciativas de transição para a sustentabilidade; terá como co-moderador Gil Penha-Lopes, investigador e docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, jovem de 39 anos, pai, apaixonado pela natureza e desporto, que nos últimos anos trabalhado na temática da sustentabilidade, inovação com base na Natureza e desenvolvimento regenerativo.


Date:
28 September
Time:
18:30 - 20:00

Organizer

Habita Regen
Organizer

Venue

Impact HUB Lisbon
Lisboa, Lisboa 1300-472 Portugal
--

Event Navigation